Trabalhos 6ºano

Ano 2016
Reciclagem do lixo
Prof: Fernanda Bortoluzzi

1. Introdução
              Para entender melhor a importância desse trabalho, vamos conhecer um pouco o grupo que participou dele. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de 6ºano da Escola de Ensino Fundamental Horto Madre Raffo, que fica no bairro Belém Novo, em Porto Alegre. Aproveitando que este assunto está no planejamento da turma, quando fui abordá-lo aproveitei para propor aos alunos a montagem de um puf de garrafas PET, afim de conscientiza-los sobre a importância da reciclagem do lixo. 
             Essa atividade envolveu toda a família e a comunidade, pois os alunos precisaram de um grande número de garrafas PET para confeccionar seus pufs. Essa atividades durou em torno de três semanas, pois os alunos precisaram mobilizar a família e seus vizinhos para arrecadar as garrafas.

2. Objetivos
                 Conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem do lixo e da coleta seletiva do mesmo.

3. Metodologia
                Durante o segundo trimestre os alunos estudaram sobre a importância de reciclar e separar o lixo. Aproveitando a abordagem desse assunto os alunos, supervisionados por mim, confeccionaram pufs de garrafas PET.
               Para a confecção dos pufs, os alunos precisaram de:

32 garrafas pet (02 litros) limpas e secas;
Faca;
- Fita adesiva grossa;
- Espuma de boa espessura;
- Cola de contato;
- Material para encapar seu pufe.
               A montagem se deu nos seguintes passos:
1) Corte a parte superior da garrafa PET conforme a imagem abaixo.
2) Como a intensão é reutilizar tudo sem deixar resíduo no meio ambiente, a parte da tampa não será desprezada. Você vai encaixá-la dentro da garrafa com a tampa virada para baixo colocando-a no fundo da garrafa.
                                                         
3) Depois disso feito, coloque uma garrafa inteira (sem partir a parte superior) como se fosse encaixar essa garrafa dentro da outra. Depois do encaixe, passe a fita adesiva grossa para prender uma garrafa a outra.
                                               puff feito com garrafa pet5
4) Repite esse passo outras 15 vezes. Depois agrupe todos formando um quadrado conforme a imagem abaixo. Para segurar as garrafas e manter o formato do “quadrado” firme, não economize na fita adesiva grossa. Vai ser a fita que dará estabilidade ao pufe depois de pronto.
                                                  puff feito com garrafa pet7

Bibiografia:
Site: Artesanato.com - http://www.artesanato.com/blog/como-fazer-puff-de-garrafa-pet-passo-a-passo/. Acesso em 31/05/2016



Ano 2015
Reciclagem do lixo
Prof: Fernanda Bortoluzzi

1. Introdução
              Para entender melhor a importância desse trabalho, vamos conhecer um pouco o grupo que participou dele. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de 6ºano da Escola de Ensino Fundamental Madre Raffo, que fica no bairro Belém Novo, em Porto Alegre. Aproveitando que este assunto está no planejamento da turma, quando fui abordá-lo aproveitei para propor aos alunos a montagem de uma campanha de conscientização sobre a coleta seletiva e a reciclagem do lixo.
             Nessa campanha foram desenvolvidos pelos alunos: músicas, lixeiras, panfletos e cartazes com o intuito de conscientizar seus pais e colegas da escola. Essas atividades duraram em torno de duas semanas, pois a maior parte das atividades foram desenvolvidas em sala de aula.

2. Objetivos
                 Conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem do lixo e da coleta seletiva do mesmo.

3. Metodologia
                Durante o segundo trimestre os alunos estudaram sobre a importância de reciclar e separar o lixo. Aproveitando a abordagem desse assunto os alunos, em grupos, supervisionados por mim, confeccionaram lixeiras coloridas, para a coleta de papel, plástico, vidro e metal na escola. As lixeiras foram colocadas no pátio e em algumas salas de aula.
              Os alunos montaram uma campanha para coleta seletiva, com músicas e panfletos falando sobre a importância de separar e reciclar o lixo, não só em casa, mas também na escola ou em qualquer outro ambiente público.

                 As lixeiras:


      Início da confecção das lixeiras que serão espalhadas na escola






         Músicas e vídeos


Vídeo com a música do Grupo da Luisa, Victória, Enrico, Tiago e Valdir.




Vídeo com a música do Grupo da Ana, Bruna, Gabriela, Giovanna, Julia Mouro, Natielle.


Áudio do Grupo da Amanda, Bruno, Bruno M., Gabriel D., Sven, Thomas.




Áudio do Grupo da Julia Nunes, Laura Reis, Laura Tavares, Pietra, Raíssa

Filtro







Campanha sobre o Desperdício de Água
           
           O combate ao desperdício de água vai além do uso comedido nas residências, demandando esforços públicos e privados em prol da conservação dos recursos hídricos. 
                O Desperdício de Água é um problema socioambiental de graves consequências para a humanidade, haja vista que, toda a água disponível na Terra, apenas 3% é originalmente própria para o consumo. Todavia, desses 3%, apenas uma menor parte encontra-se em locais de fácil acesso. Por isso, é preciso entender melhor essa questão a fim de encontrar possíveis soluções.
            Geralmente, na imprensa, nos meios de comunicação e também no cotidiano, é comum associar a ideia de desperdício de água a hábitos domésticos, tais como o uso indiscriminado no chuveiro, a torneira mal fechada, a utilização indevida da água, o não reaproveitamento, entre outros. Entretanto, essa questão pode ir muito além do desperdício residencial.

Mais informações acesse: http://www.brasilescola.com/geografia/desperdicio-agua.htm

Alunos do 6ºano montando as campanhas sobre o desperdício da água

Grupo: João, Luan, Lucas, Tiago, Tiago Rodrigues.


Grupo das alunas: Laura Reis, Luisa,Manuela, Renata, Vitória.




Grupo: Enrico, Thiago e Valdir

3º Trimestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário