8°Ano

O corpo humano


1. Estruturas e funções



Corpo: cabeça, tronco e membros (superiores e inferiores)

Organização: célula + célula = tecido
                        tecido + tecido = órgão
                        órgão + órgão = sistema
                        sistema + sistema = organismo
Célula: membrana plasmática + citoplasma + núcleo
             As células estão unidas entre si pela substância intercelular.


Estrutura corporal: Cabeça (crânio + face).

                                  Tronco (pescoço, tórax e abdome).
                                  Membros {superiores(ombros, braços, antebraços, mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas, pés).


Organização funcional da vida

  • vegetativa (digestão, circulação, respiração, excreção)
  • de relação com o ambiente (locomoção, sentidos, fonação)
  • de coordenadas (sistema nervoso, glândulas)
  • de reprodução (sistema reprodutor)
Os Sentidos

Visão
      A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta.
       Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares, e são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo fibroso chamado de esclerótica. Na esclerótica estão inseridos os músculos que movem os globos oculares; além disso, ela apresenta, na parte anterior do olho, uma área transparente com maior curvatura, chamada de córnea. Entre a córnea e o cristalino encontramos um líquido fluido que preenche a câmara anterior do olho, chamado de humor aquoso.
encontre mais informações em: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/visao.htm

Audição
       O órgão dos sentidos responsável pela audição é a nossa orelha, também chamada de ouvido. A fim de entender melhor sua função, costuma-se dividi-la em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.

      A orelha externa é a nossa orelha, que, com o pavilhão auditivo, capta o som que passa pelo canal auditivo até chegar ao tímpano, onde começa a orelha média. Em nossa orelha externa há glândulas sebáceas responsáveis pela secreção de cera. A função da cera é proteger nossas orelhas média e interna de micro-organismos e poeira que podem causar infecções, prejudicando nossa audição.
encontre mais informações em : http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/audicao.htm

Paladar
    O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gostos doce, salgado, amargo, azedo e umami.         Esse último é o sabor produzido por alguns tipos de aminoácidos.
    Na língua, principalmente, são encontradas diversas estruturas chamadas de botões gustativos. Eles são formados por células epiteliais com propriedades neurais e são responsáveis pela percepção de sabores. Os botões gustativos estão localizados principalmente na região das papilas, variando em quantidade em cada um dos tipos. Nas papilas filiformes não existem receptores gustativos, diferentemente das fungiformes, das folhadas e das circunvaladas. Nessas últimas, os botões apresentam-se em maior quantidade quando comparados às outras.
    Anteriormente, acreditava-se que esses botões estavam dispostos por áreas na língua, sendo cada área responsável pela sensação de um sabor diferente. Diante desse pensamento, surgiu um esquema bastante difundido nos livros didáticos (observe o desenho abaixo) e que perdura até os dias atuais.
encontre mais informações em: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/paladar.htm

Tato
     Olfato, paladar, audição, visão e tato são órgãos dos sentidos e todos eles se encontram em uma região específica de nosso corpo, com exceção do tato, pois a nossa pele está repleta de mecanoceptores em todas as partes de nosso corpo, e isso faz com que sintamos toques, vibrações, pressão e temperatura.
    Em nosso corpo são encontradas várias estruturas responsáveis por detectarem vibrações, toques, mudanças de temperatura, etc., são elas: receptores de Paccini; receptores de Meissner; discos de Merkel; receptores de Ruffini; receptores de Krause; e terminações nervosas livres.
encontre mais informações em: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/tato.htm

Olfato
     O olfato é um dos cinco sentidos. O principal órgão responsável pelo olfato, nos humanos, é o nariz. Comparados a outros mamíferos, os seres humanos possuem o olfato pouco desenvolvido.
     Em nosso nariz, o ar entra pelas fossas nasais e vai em direção à cavidade nasal, onde ele é umedecido, aquecido e purificado. No teto da cavidade nasal encontramos a mucosa olfativa, também chamada de mucosa amarela, composta de células olfativas, cujos prolongamentos ficam mergulhados na camada de muco que cobre as cavidades nasais. As moléculas de cheiro que ficam dissolvidas no ar entram pelas fossas nasais, chegando até a cavidade nasal, onde se dissolvem no muco e atingem os prolongamentos das células olfativas. As células olfativas mandam impulsos para o sistema nervoso, onde as sensações olfativas serão interpretadas e produzidas.
    Na região inferior da cavidade nasal encontramos outra mucosa, chamada de mucosa vermelha. Essa mucosa é rica em vasos sanguíneos e possui glândulas secretoras de muco que umedecem a região. Quando estamos resfriados, a produção de muco através dessas glândulas aumenta, deixando o nariz obstruído.
mais informações em: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/olfato.htm


Sistema Nervoso Central
Principais componentes do Sistema Nervoso Central:

Medula espinhal

A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.

Cérebro

O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção deinformações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.
encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo).

Bulbo ou medula oblonga

O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.

Cerebelo

O cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor.

Ponte

A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.
O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. O córtex motor é responsável pelas ações voluntárias e o córtex de associação está relacionado com o armazenamento da memória.

acesse: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/
Bibliografia: Caderno do futuro

Um comentário: